Seis trechos da Grande Natal foram considerados impróprios para banho durante o fim de semana de 12 e 13 de julho, conforme o boletim de balneabilidade do Instituto de Desenvolvimento Sustentável e Meio Ambiente (Idema). A análise foi realizada em função da alta concentração de coliformes termotolerantes encontrados nas águas desses locais.
Os pontos afetados incluem a Foz do Rio Pirangi em Nísia Floresta, o Rio Pirangi (Ponte Nova) e o Balneário Pium em Parnamirim, além da Escadaria de Mãe Luiza, Praia do Forte e Redinha, todos em Natal. A classificação de impróprio se estende até a próxima quinta-feira, 17 de julho, quando um novo boletim será divulgado na sexta-feira, 18.
O Idema avaliou um total de 33 pontos de banho na região, abrangendo praias, rios e lagoas em Natal, Parnamirim, Nísia Floresta e Extremoz. A análise é baseada na quantidade de coliformes fecais presentes na água, seguindo normas do Conselho Nacional do Meio Ambiente (Conama). Para que um ponto seja considerado impróprio, é necessário que dois ou mais resultados em cinco semanas consecutivas apresentem mais de mil coliformes por 100 ml de água.
Este estudo faz parte do Programa Azul, uma parceria entre o Idema, o Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Norte (IFRN) e a Fundação de Apoio à Educação e ao Desenvolvimento Tecnológico do RN (FUNCERN).