Seis mulheres foram detidas nesta quinta-feira (17) em uma residência localizada na Rua Joaquim Macedo, no bairro São Francisco, em Rio Branco. A ação faz parte da 2ª fase da Operação Golpe do Pix, coordenada pelo Ministério Público do Acre (MP-AC) e pela Polícia Militar do Acre (PM-AC).
As investigações revelam que as suspeitas se passavam por funcionárias de instituições bancárias, induzindo vítimas a realizar transferências via Pix sob falsos pretextos. Em abril deste ano, uma operação anterior resultou na prisão de 13 pessoas envolvidas na mesma prática criminosa, que visava principalmente indivíduos vulneráveis.
Durante a operação, o Grupo de Atuação Especial no Combate ao Crime Organizado (Gaeco) da PM-AC cumpriu mandados de busca e apreensão, resultando na apreensão de dezenas de celulares e um notebook. Uma das detidas passou mal e recebeu atendimento do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu). O MP-AC destacou que o grupo utilizava um esquema estruturado para cometer fraudes, explorando as vulnerabilidades do sistema de pagamentos instantâneos.