Seis mulheres foram detidas nesta quinta-feira (17) em uma residência na Rua Joaquim Macedo, no bairro São Francisco, em Rio Branco, durante a 2ª fase da Operação Golpe do Pix. A ação foi realizada pelo Ministério Público do Acre (MP-AC) em conjunto com a Polícia Militar do Acre (PM-AC).
As investigações indicam que as suspeitas se passavam por funcionárias de instituições bancárias, induzindo vítimas a realizar transferências via Pix sob falsos pretextos. Este grupo criminoso é acusado de aplicar golpes principalmente em pessoas vulneráveis, utilizando um esquema estruturado que envolve a manipulação de múltiplos aparelhos celulares.
Durante a operação, o Grupo de Atuação Especial no Combate ao Crime Organizado (Gaeco) cumpriu mandados de busca e apreensão, resultando na apreensão de dezenas de celulares e um notebook. Uma das detidas passou mal e recebeu atendimento do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu). O MP-AC alerta que a prática se baseia na exploração de mecanismos do sistema de pagamentos instantâneos para obter vantagens ilícitas.