A Secretaria de Estado da Educação de Goiás (Seduc-GO) anunciou, no final de junho, o pagamento de R$ 504,8 mil referentes a 227 processos de diferenças salariais para profissionais da Educação. Esta ação é parte de um programa iniciado em 2019, que já resultou na quitação de mais de R$ 156,6 milhões em créditos devidos a servidores e ex-servidores da rede pública estadual.
As diferenças salariais são geradas por pagamentos realizados de forma inadequada, seja por atraso ou valores inferiores ao devido. O recente pagamento beneficiou 225 servidores e encerra processos que datam até 1995, demonstrando um compromisso da atual gestão em resolver pendências deixadas por administrações anteriores.
Os recursos utilizados para esses pagamentos provêm do Tesouro Estadual e são creditados diretamente nas contas bancárias dos beneficiários. Para ex-servidores, o valor é depositado na conta corrente indicada durante o processo. Esta medida não apenas alivia a situação financeira dos educadores, mas também impacta positivamente a economia do estado, ao injetar recursos em circulação.