O secretário-geral da Organização do Tratado do Atlântico Norte (Otan), Mark Rutte, se encontrará com o presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, nesta semana em Washington. O encontro, agendado para esta segunda e terça-feira, ocorre após Trump manifestar a intenção de vender armamentos a aliados da Otan, que poderão ser repassados à Ucrânia.
Durante sua chegada à capital americana no último domingo, Trump comentou sobre a reunião, afirmando que os aliados receberão "várias peças de armamentos muito sofisticados", com a condição de que paguem 100% pelo material. O presidente também mencionou que está em negociações com a União Europeia, Japão e Coreia do Sul sobre tarifas e comércio.
Rutte, que estará em Washington por dois dias, planeja discutir não apenas com Trump, mas também com o secretário de Estado, Marco Rubio, o secretário de Defesa, Pete Hegseth, e membros do Congresso. A visita acontece em um momento em que Trump anunciou que faria uma "declaração importante" sobre a Rússia, embora tenha se recusado a dar mais detalhes sobre o conteúdo do anúncio, prometendo que novidades seriam reveladas na segunda-feira.