O secretário do Tesouro dos Estados Unidos, Scott Bessent, confirmou que o processo de escolha de um substituto para o presidente do Federal Reserve (Fed), Jerome Powell, está em andamento, mas sem pressa para uma decisão final. Em entrevista à Bloomberg TV na manhã desta quarta-feira, 23, Bessent destacou que o presidente Donald Trump já declarou que não demitirá Powell e que a escolha do novo presidente do Fed será uma decisão exclusiva do mandatário.
Bessent não revelou nomes para a possível substituição, mas mencionou a existência de uma 'longa lista de bons candidatos'. Ele também comentou que o cenário ideal seria a renúncia de Powell ou o cumprimento integral de seu mandato, enquanto pretende manter reuniões regulares com o atual presidente do Fed.
Além disso, o secretário expressou críticas às obras em andamento na sede do Fed, sugerindo que o banco central poderia implementar uma revisão externa independente para aumentar a transparência do projeto. Ele ainda questionou as análises do Fed sobre os impactos das tarifas, afirmando que não há sinais significativos de pressão inflacionária.
Por fim, Bessent ressaltou que o presidente Trump está sempre 'dois passos à frente' dos investidores, enfatizando a necessidade de uma comunicação clara sobre as metas do governo para o mercado. Ele acredita que a recente performance do mercado após o anúncio das tarifas demonstra que Trump estabeleceu uma base sólida para definir alíquotas contra parceiros comerciais, caso as negociações não avancem.