O secretário do Tesouro dos Estados Unidos, Scott Bessent, abordou a possibilidade de demissão do presidente do Federal Reserve (Fed), Jerome Powell, em entrevista à CNBC nesta segunda-feira, 21. Bessent destacou que, embora tenha expressado sua opinião sobre o tema, a decisão final cabe ao presidente Donald Trump. A declaração surge após a publicação de uma reportagem do The Wall Street Journal que menciona a posição do secretário sobre a situação.
Bessent afirmou que Trump busca uma variedade de opiniões antes de tomar decisões, mas não se aprofundou em especulações sobre o impacto de uma possível demissão de Powell, ressaltando que o mandato do presidente do Fed se estende até maio de 2026. "Não tenho certeza de quem foi o 'vazador' para a matéria sobre mim e Trump-Powell", comentou.
Durante a entrevista, o secretário também enfatizou a importância de avaliar se o Fed está cumprindo sua missão, sugerindo que, se a inflação permanecer baixa, uma redução nas taxas de juros poderia ser benéfica para o mercado hipotecário. Bessent ainda destacou que os Estados Unidos estão próximos de alcançar um aumento significativo na produtividade, impulsionado pelos avanços em inteligência artificial.