A seca severa que atinge o Acre tem causado o isolamento de comunidades no interior do estado, especialmente em Cruzeiro do Sul, onde o nível do Rio Juruá caiu para 4,04 metros nesta terça-feira (29), segundo dados do Corpo de Bombeiros. Essa marca representa uma diminuição de 4 centímetros em relação ao dia anterior e 73 centímetros a menos do que no mesmo período do ano passado, quando o nível estava em 4,77 metros.
O comandante da corporação, major Josadac Cavalcante, destacou que a situação é preocupante, uma vez que o acumulado de chuvas em julho foi de apenas 16,20 milímetros, bem abaixo da média histórica de 26 milímetros. A estiagem afeta a navegação, dificultando o tráfego de pequenas embarcações, que só conseguem acessar os municípios de Porto Walter e Marechal Thaumaturgo com embarcações de médio porte.
Apesar da previsão de chuvas de até 50 milímetros até o dia 3 de agosto, que pode ajudar a elevar o nível do rio, a situação atual é crítica. O Rio Acre também enfrenta dificuldades, registrando o terceiro pior nível dos últimos dez anos para o início de julho, com 2,03 metros no dia 1º, segundo a Defesa Civil de Rio Branco. A última chuva na capital ocorreu em 17 de junho, intensificando os desafios enfrentados pelas comunidades rurais da região.