A partir de julho de 2025, o Curso Técnico de Administração do Núcleo de Empreendedorismo Juvenil (NEJ) será disponibilizado gratuitamente em escolas estaduais de oito municípios dos vales do Jequitinhonha e Mucuri, em Minas Gerais. A iniciativa, fruto de uma parceria entre o Sebrae Minas e a Secretaria de Estado de Educação, visa promover a educação empreendedora entre estudantes e egressos do ensino médio da rede pública.
As inscrições para o curso devem ser realizadas presencialmente nas escolas que sediarão as turmas. As instituições participantes incluem a Escola Estadual Professora Alnêda de Matos em Ataléia, a Escola Estadual Coronel João André e a Escola Estadual Doutor Agostinho da Silva Silveira em Minas Novas, entre outras.
Com duração de um ano, o curso técnico do NEJ combina teoria e prática, focando no desenvolvimento de competências empreendedoras como autonomia, planejamento e gestão de projetos. Desde sua criação em 2010, o programa já formou mais de 4 mil alunos em todo o Brasil, preparando-os para o mercado de trabalho e para a possibilidade de empreender.
Resultados positivos foram observados entre os ex-alunos, com 64% conseguindo emprego e 58% optando por continuar os estudos. O projeto, que atualmente está presente em 23 escolas, será expandido para mais de 200 instituições públicas em julho de 2025, com ênfase no interior de Minas Gerais.