O Estado de São Paulo observou uma significativa redução nos roubos e furtos de veículos nos primeiros quatro meses de 2025, em comparação ao mesmo período do ano anterior. Segundo dados do Boletim Econômico Tracker-Fecap, os roubos caíram 28,9% e os furtos apresentaram uma diminuição de 10,1%.
Os automóveis continuam sendo os principais alvos dos criminosos, com uma queda de 16,3% nos dois tipos de crime. As motocicletas, que ocupam a segunda posição entre os veículos mais afetados, tiveram uma redução de 7,4%. Entre as dez cidades com os maiores índices de ocorrências, apenas Sorocaba registrou um aumento nos crimes. Mauá lidera a lista com a maior queda percentual, de 25,2%, seguida por Osasco com 17,1%.
Na capital paulista, a cidade de São Paulo teve uma redução de 14,7% nos roubos e furtos de veículos. O bairro do Tatuapé, que em 2024 ocupava a terceira posição, agora é o mais afetado, apesar de uma queda de 11,7% nas ocorrências. Vila Prudente aparece em segundo lugar, enquanto o Ipiranga, que liderava o ranking no ano anterior, registrou uma expressiva queda de 39,5%, caindo para a sétima posição.