Durante a cerimônia de comemoração do primeiro ano de desestatização da Sabesp, o governador de São Paulo, Tarcísio de Freitas (Republicanos), e a secretária estadual de Meio Ambiente, Natália Resende, afirmaram que é possível nadar nos rios Tietê e Pinheiros até 2029. A declaração foi feita na última quinta-feira, em São Paulo, como parte de um compromisso com a despoluição dos rios, um problema que afeta a região há décadas.
Tarcísio desafiou o presidente da Sabesp, Piani, a se preparar para nadar no Tietê, enfatizando a viabilidade do projeto. Natália Resende corroborou a meta, destacando que alguns trechos do Tietê poderão ser despoluídos antes de 2029, que é o prazo estipulado para a universalização da coleta e tratamento de esgoto no estado.
O governador comparou a transformação dos rios à corrida espacial, onde desafios considerados impossíveis foram superados em um curto período. A gestão atual tem investido R$ 5,6 bilhões em métodos de desassoreamento e retirada de resíduos, além de promover a privatização da Sabesp e um plano de saneamento para áreas rurais.
Embora a meta de limpeza do Tietê para 2024 não tenha sido cumprida, a secretária Natália ressaltou que um volume significativo de resíduos foi removido nos últimos dois anos. O governador também celebrou a adesão de 371 dos 374 municípios atendidos pela Sabesp ao plano de saneamento, reforçando a importância da infraestrutura compartilhada para a eficiência do sistema.