A capital paulista e municípios da região metropolitana entrarão em estado de alerta para risco de incêndio nesta quarta-feira (16) e quinta-feira (17), conforme mapas da Defesa Civil do estado de São Paulo. O alerta é emitido pela primeira vez em 2025, devido às condições meteorológicas adversas, como a umidade relativa do ar que atingiu apenas 23% na terça-feira (15), segundo dados da Climatempo.
A Organização Mundial da Saúde (OMS) recomenda que a umidade ideal para a saúde humana varie entre 40% e 70%. Níveis abaixo de 30% podem causar desconforto e problemas respiratórios. O meteorologista César Soares alerta que a combinação de dias secos e temperaturas elevadas contribui para o aumento do risco de incêndios, com a previsão de temperaturas que podem chegar a 27°C nas tardes desta semana.
A Defesa Civil orienta a população a evitar práticas que possam provocar incêndios, como queimar lixo e soltar balões, além de redobrar a atenção com bitucas de cigarro em áreas com vegetação seca. Apesar do alerta, este é o primeiro aviso de risco de incêndio em sete meses, refletindo um ano atípico em comparação a 2024, que foi marcado por ondas de calor devido ao fenômeno climático El Niño.