O São Paulo Futebol Clube anunciou a contratação do atacante chileno Gonzalo Tapia, de 23 anos, que estava no River Plate, da Argentina. O jogador chega ao clube por meio de um empréstimo válido até 30 de junho de 2026, com opção de compra. Tapia é considerado uma das promessas do futebol chileno, tendo se destacado em seleções de base e sido convocado para a equipe principal, que enfrenta dificuldades nas Eliminatórias da Copa do Mundo.
Antes de sua transferência, Tapia teve uma passagem discreta pelo River Plate, onde atuou em apenas sete partidas desde o início do ano. O atacante se destacou por cinco temporadas na Universidad Católica, onde disputou 117 jogos e contribuiu com 31 gols, além de conquistar o Campeonato Chileno de 2021 e dois títulos da Supercopa do Chile.
Em sua chegada ao São Paulo, Tapia expressou entusiasmo: "Estou muito feliz e emocionado. Quando me procuraram para vir para cá, não tive dúvida. O São Paulo é o maior do Brasil e vou sempre me doar ao máximo pelo clube". Com a chegada do chileno, o elenco tricolor atinge o limite de jogadores estrangeiros permitidos pela CBF, que é de nove atletas por partida, incluindo outros nomes como Calleri e Arboleda.
A contratação de Tapia ocorre em um contexto de contenção de gastos do clube, que prioriza negócios sem custos ou por empréstimos. Atualmente, o São Paulo também conta com o lateral-esquerdo Enzo Díaz, também do River Plate, em sua estratégia de reforços para a temporada.