São Luís é a capital brasileira com a maior taxa de roubos e furtos de celulares, conforme o Anuário Brasileiro de Segurança Pública, publicado pelo Fórum Brasileiro de Segurança Pública (FBSP). O levantamento, que abrange dados de 2024, revela que a cidade registrou 1.599,7 ocorrências de crimes desse tipo para cada 100 mil habitantes, destacando-se entre as quatro capitais com maiores índices de criminalidade nesse segmento.
As cidades de Belém (PA), São Paulo (SP) e Salvador (BA) ocupam, respectivamente, o segundo, terceiro e quarto lugares no ranking, com taxas de 1.452,2, 1.425,4 e 1.396,7 roubos e furtos de celulares por 100 mil habitantes. Juntas, essas 20 cidades com mais de 100 mil habitantes concentraram 40% de todos os celulares roubados e furtados no Brasil, evidenciando a gravidade do problema nas áreas urbanas.
Em resposta aos altos índices de criminalidade, a Polícia Civil do Maranhão realizou uma operação em março de 2025 para combater o comércio de celulares roubados na Grande São Luís. O secretário de Estado de Segurança Pública, Maurício Martins, contestou os dados do anuário, afirmando que houve uma redução de 18% nos roubos de celulares na capital maranhense e destacando a recuperação de mais de 2.500 aparelhos através de programas de segurança. Apesar disso, o Maranhão registrou um aumento de 12,1% nas mortes violentas em 2024, colocando o estado entre os mais violentos do país.