A Prefeitura de São Francisco, no Norte de Minas Gerais, iniciou uma investigação epidemiológica após a morte de duas pessoas com sintomas respiratórios graves. Os casos estão relacionados a eventos ocorridos nos dias 23 e 24 de junho na zona rural e em um evento na cidade no dia 27 do mesmo mês. Um terceiro participante foi hospitalizado, mas já recebeu alta.
As equipes de saúde foram mobilizadas para contatar todos os participantes dos eventos e implementar protocolos de suspeita de Síndrome Respiratória Aguda Grave (SRAG). A rápida evolução dos casos para óbito levou a investigação a ser classificada como Evento de Importância Para a Saúde Pública (EIPS), com a notificação às autoridades de saúde estaduais e ao Ministério da Saúde.
A Prefeitura informou que a causa dos óbitos ainda está sendo investigada e que ações de sanitização foram realizadas nas residências dos envolvidos e vizinhos. Além disso, foi solicitado à população que mantenha a calma e adote medidas preventivas, como evitar locais fechados, usar máscara ao tossir ou espirrar e procurar atendimento médico em caso de sintomas gripais.