Em julho, a cidade de Santos, litoral de São Paulo, ampliou seu sistema de monitoramento com a instalação de 15 novas câmeras, totalizando 3.006 equipamentos conectados ao Centro de Controle Operacional (CCO). As novas câmeras foram alocadas nos bairros Embaré, Aparecida e Centro Histórico, visando auxiliar as operações da Guarda Civil Municipal (GCM) e da Polícia Militar (PM).
A expansão do sistema de vigilância teve início em maio de 2024, com a instalação de aproximadamente 1.760 câmeras. O contrato, no valor de R$ 35,9 milhões, foi firmado com a empresa Net Telecom, vencedora da licitação, e prevê a instalação de um total de 3.200 equipamentos até o final deste ano.
Os dispositivos já em funcionamento estão localizados em pontos estratégicos, como as avenidas Conselheiro Nébias, Afonso Pena, Ana Costa e Francisco Glicério, além de prédios públicos e áreas de grande circulação. A prefeitura anunciou que mais câmeras serão instaladas até o fim do ano, priorizando áreas ainda não cobertas, como Ponta da Praia e Macuco.
O CCO, que opera desde setembro de 2020 no Paço Municipal, conta com uma equipe de 110 profissionais de diversas corporações, incluindo a GCM e a PM. As imagens capturadas pelas câmeras são armazenadas por 30 dias e podem ser compartilhadas com programas de segurança pública, como o Muralha Paulista e a plataforma Córtex, do Ministério da Justiça.