Santos e São Paulo chegam à 13ª rodada do Campeonato Brasileiro em situação delicada, próximos da zona de rebaixamento. O São Paulo ocupa a 15ª posição com 12 pontos, enquanto o Santos, com uma partida a menos, está em 16º lugar, também com 12 pontos, mas à frente do Vitória, que é o primeiro time na zona de degola, devido a critérios de desempate. Segundo a Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), ambos os clubes têm 36,9% de chances de rebaixamento para a Série B.
O Sport, lanterna da competição, é o time mais ameaçado, com apenas três pontos e 79,1% de risco de queda. A zona de rebaixamento ainda conta com Vitória (43,5%), Juventude (53,8%) e Fortaleza (55,2%). O São Paulo, que vive um dos piores inícios de campeonato na era dos pontos corridos, sofreu uma derrota recente para o Flamengo por 2 a 0, acumulando apenas duas vitórias, seis empates e cinco derrotas até o momento.
O técnico Hernán Crespo comentou sobre a situação da equipe, ressaltando a necessidade de trabalho e comprometimento para reverter o quadro. O Santos, que não jogou neste fim de semana devido ao adiamento do clássico contra o Palmeiras, precisa urgentemente de vitórias para escapar da incômoda 16ª colocação. O próximo desafio do São Paulo será contra o Red Bull Bragantino na quarta-feira, 16, enquanto o Santos enfrentará o Flamengo na Vila Belmiro na mesma data.