Santos, Atlético-MG e Botafogo garantiram seu retorno à Série A1 do Campeonato Brasileiro Feminino após se classificarem para as semifinais da Série A2 neste sábado (5). O trio, que havia sido rebaixado na temporada anterior, assegurou suas vagas com vitórias em seus respectivos confrontos. O quarto clube que se juntará à elite do futebol feminino será conhecido neste domingo (6), no jogo entre Fortaleza e Minas Brasília, marcado para as 15h no Estádio Presidente Vargas, em Fortaleza.
No confronto do Santos, as Sereias da Vila venceram o Ação-MT por 2 a 1, com dois gols de pênalti de Laryh. O Atlético-MG, por sua vez, avançou após uma disputa acirrada contra o Vitória, que culminou em uma vitória nos pênaltis, após empate em 1 a 1 no agregado. O Botafogo também teve um desempenho destacado, superando o Mixto com uma goleada de 5 a 2, garantindo sua vaga na elite do futebol feminino.
Os jogos das semifinais da Série A2 ainda serão agendados pela Confederação Brasileira de Futebol (CBF), com previsão para ocorrer nos dois últimos finais de semana de agosto. A partir de 2026, a Série A1 contará com 18 clubes, e com os acessos de Santos, Atlético-MG e Botafogo, 17 das equipes já estão definidas para a próxima temporada, incluindo os 14 times que não foram rebaixados neste ano.