A Secretaria de Estado da Saúde de Santa Catarina (SES) promoveu a 1ª Mostra de Boas Práticas de Cuidado e Bem Viver, encerrando o projeto "Saúde e Bem Viver: Cuidado Integral para a Saúde Mental". O evento ocorreu na Escola de Saúde Pública de Santa Catarina (ESPSC) e contou com a participação de profissionais da saúde, gestores e representantes da Fiocruz e do ObservaPICS.
Durante a execução do projeto, 183 profissionais-estudantes e 10 tutores-docentes desenvolveram 48 intervenções em 10 territórios pedagógicos, focando na promoção da saúde mental e no fortalecimento do autocuidado. As iniciativas foram elaboradas com base nas demandas locais, refletindo o compromisso dos envolvidos com a inovação na atenção à saúde.
A Mostra teve como objetivo principal apresentar as experiências dos municípios participantes, priorizando estratégias de prevenção e promoção do bem viver. A programação incluiu um espaço de vivência em auriculoterapia, permitindo que os participantes conhecessem essa prática integrativa.
A iniciativa, realizada em parceria com o Observatório Nacional de Saberes e Práticas Tradicionais, Integrativas e Complementares em Saúde (ObservaPICS) e a Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz), destaca o potencial transformador das práticas integrativas e reafirma a importância de um Sistema Único de Saúde (SUS) que valorize a diversidade dos modos de cuidar e viver.