O governador de Santa Catarina, Jorginho Mello, anunciou que o Estado está preparado para iniciar a construção do contorno do Morro dos Cavalos, localizado na BR-101, um dos principais pontos críticos de tráfego do estado. A condição para o avanço da obra é a devolução de R$ 384 milhões investidos pela gestão anterior em projetos federais.
Mello destacou que a promessa de ressarcimento foi feita pelo ministro dos Transportes no final do ano passado, durante uma visita a Chapecó. Na ocasião, o ministro se comprometeu a devolver R$ 465 milhões aplicados pelo Estado em rodovias federais, um pleito que o governador tem defendido desde o início de sua gestão.
Nas próximas semanas, o governo catarinense apresentará oficialmente o projeto do novo binário ao Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (DNIT). "Com a autorização do DNIT e o cumprimento das promessas do governo federal, seguiremos em frente com a obra", afirmou Mello. A construção do contorno é vista como uma solução essencial para melhorar a fluidez do tráfego na região, que enfrenta congestionamentos frequentes, especialmente durante a alta temporada.