Santa Catarina se destaca como o quarto estado brasileiro em produção de bananas e o primeiro em exportações da fruta. A produção é concentrada nas regiões Norte e do Vale do Itajaí, com municípios como Corupá, Luiz Alves, Massaranduba e Jaraguá do Sul se sobressaindo no setor.
O sucesso da bananicultura no estado é atribuído a rigorosas ações de sanidade vegetal, que incluem a prevenção e controle de pragas como o Moko da Bananeira, o Mal-do-Panamá, a Traça da Bananeira e a Sigatoka Negra. A Companhia Integrada de Desenvolvimento Agrícola de Santa Catarina (Cidasc) é a responsável por fiscalizar o ingresso de cargas agropecuárias e orientar os produtores sobre boas práticas culturais e o uso de mudas certificadas.
A tecnologia tem desempenhado um papel crucial nesse processo. A Cidasc utiliza drones para identificar, de forma rápida e precisa, plantas com sintomas das principais doenças que afetam a cultura da banana. Segundo o engenheiro-agrônomo da Cidasc, Julio Vilperte, o uso de drones tem proporcionado vantagens significativas no trabalho de fiscalização e controle das pragas, reforçando a posição de Santa Catarina no mercado de exportação de bananas.