Santa Catarina se destaca como o estado brasileiro com o maior aumento no número de marcas de cachaça, conforme o Anuário da Cachaça 2025, divulgado pelo Ministério da Agricultura e Pecuária. O registro de marcas saltou de 468 em 2023 para 614 em 2024, representando um crescimento de 146 novas marcas. Esse avanço reflete a consolidação do setor e sua expansão para novos mercados, impulsionando a produção, o emprego e a renda na região.
Além do aumento no número de marcas, o estado também viu um crescimento no número de estabelecimentos produtores, que passaram de 68 para 73, um aumento de 7,4% em um ano. Santa Catarina ocupa a quarta posição no ranking nacional de fabricantes de cachaça, atrás de Minas Gerais, São Paulo e Espírito Santo. Cada estabelecimento no estado possui, em média, oito rótulos registrados.
Luiz Alves, conhecida como a Capital Catarinense da Cachaça, abriga 10 dos 73 estabelecimentos do estado e celebra a 32ª edição da Festa Nacional da Cachaça, que ocorre de 17 a 20 de julho. A cachaça da região é reconhecida pela produção familiar e tradicional, e em 2023, o Instituto Nacional da Propriedade Industrial (INPI) concedeu à região a indicação geográfica, destacando suas qualidades e características exclusivas. O secretário de Estado de Indústria, Comércio e Serviço, Silvio Dreveck, enfatizou a importância da produção de cachaça para a economia local e o crescimento do setor em todo o estado.