Na tarde desta segunda-feira, 7, a Secretaria de Estado da Segurança Pública (SSP) apresentou o Projeto Integrado de Reconhecimento Facial e Análise Preditiva Inteligente durante uma reunião com representantes dos 11 municípios da Associação dos Municípios da Região da Foz do Rio Itajaí (AMFRI), em Balneário Camboriú. O projeto, que se baseia em estudos de viabilidade técnica realizados em eventos como o Carnaval de Florianópolis, visa a instalação de mil câmeras com inteligência artificial em cidades com mais de 26,5 mil habitantes, onde ocorrem 73% dos homicídios em Santa Catarina.
O secretário Flávio Graff informou que um edital de licitação será lançado em breve para atrair empresas interessadas na implementação do sistema, que contará com um investimento inicial de R$ 40 milhões. Além das câmeras, o governo pretende integrar o novo software ao sistema de câmeras do Projeto Bem-Te-Vi, que possui cerca de 5 mil equipamentos, e a cerca de 250 escolas estaduais.
Durante a reunião, Graff destacou a importância de os municípios aguardarem os desdobramentos do projeto antes de investirem em novas tecnologias de reconhecimento facial. O secretário adjunto, Sinval Santos da Silveira Junior, acrescentou que serão construídos 10 centros de processamento em todo o estado, equipados com servidores de alta capacidade. A prefeita de Balneário Camboriú, Juliana Pavan, elogiou a iniciativa e enfatizou a necessidade de fortalecer parcerias para a segurança pública na região.