A Secretaria de Estado da Segurança Pública (SSP) de Santa Catarina anunciou que as vistorias para homologação de estandes de tiro na modalidade outdoor terão início no dia 21 de julho. A reunião, realizada nesta quarta-feira, 2, contou com a presença de representantes das Polícias Militar, Civil, Científica, Penal e do Corpo de Bombeiros Militar, que discutiram a organização de um calendário de atividades para o credenciamento das empresas que oferecem esse serviço.
O processo de avaliação será conduzido por uma comissão formada por membros da SSP e das forças policiais, que terá um prazo de 45 dias para analisar os locais propostos pelas empresas interessadas. Entre os critérios a serem considerados estão laudos acústicos, alvarás sanitário e de funcionamento, além do Certificado de Registro ativo junto ao Exército Brasileiro.
Com a implementação dessa medida, a SSP estima que mais de 52 mil horas de capacitação prática em armamentos, como pistolas e fuzis, serão realizadas, beneficiando cerca de 5.225 servidores das forças de segurança. O edital de credenciamento foi assinado pelo governador Jorginho Mello e pela vice-governadora Marilisa Boehm em 15 de abril de 2025, com um investimento superior a R$ 6,6 milhões para o desenvolvimento do projeto, que visa disponibilizar estandes credenciados em até 70 municípios do estado.