Nesta quarta-feira, 23, Santa Catarina inaugurou uma nova estrutura para o Laboratório de Análises de Combustíveis e Cromatografia (LAC) da Universidade de Blumenau (Furb), com investimento de R$ 2,4 milhões do Governo do Estado, por meio do Programa Multilab SC. O novo espaço visa desenvolver tecnologias e pesquisas sobre combustíveis e detecção de poluentes em recursos hídricos e biodiversidade.
O secretário de Estado da Ciência, Tecnologia e Inovação, Edgard Usuy, destacou que o investimento não apenas qualifica o trabalho do LAC, mas também protege o consumidor em relação à qualidade dos combustíveis. O governador Jorginho Mello enfatizou a importância de ações que impactem diretamente a sociedade catarinense, promovendo tanto o desenvolvimento quanto a proteção do cidadão.
Fábio Wagner Pinto, presidente da Fapesc, ressaltou que a inauguração do LAC reforça o compromisso do Governo do Estado em posicionar Santa Catarina como um polo de conhecimento científico e tecnológico. O vice-reitor da Furb, Marcus Vinicius Marques de Moraes, também agradeceu o apoio do governo, afirmando que os recursos são essenciais para manter a universidade na vanguarda da produção intelectual e científica.
A cerimônia contou com a presença de autoridades, incluindo a diretora de Ciência, Tecnologia e Inovação da Fapesc, Valeska Tratsk, e a pró-reitora da Furb, Michele Debiasi Alberton. Além do LAC, outros dois espaços da Furb foram ampliados com recursos do Programa Multilab SC, totalizando mais de R$ 7 milhões em investimentos para a pesquisa e inovação no estado.