Vinte e uma cidades de Santa Catarina foram habilitadas para receber recursos do Programa de Aquisição de Alimentos (PAA) Indígena, totalizando R$ 3 milhões disponíveis. A habilitação foi realizada junto à Secretaria de Estado da Assistência Social, Mulher e Família, com o objetivo de fortalecer a segurança alimentar das comunidades indígenas e incentivar a agricultura familiar.
A coordenadora de segurança alimentar e nutricional do estado, Juliana Rocha Pires, destacou que, além das cidades com aldeias, aquelas que possuem indígenas em seu território, conforme dados do IBGE e do CadÚnico, também puderam se habilitar. Com essa iniciativa, mais de 17 mil indígenas serão beneficiados com acesso a uma alimentação saudável.
A habilitação é uma etapa obrigatória para o acesso aos recursos, permitindo que as cidades selecionadas adquiram alimentos de agricultores familiares e das próprias comunidades indígenas. A ação visa promover a geração de renda local e a valorização cultural. A primeira etapa do programa já recebeu 722 solicitações de agricultores para participar, e uma nova fase começou em 18 de julho, permitindo que mais produtores se cadastrem.
As cidades habilitadas incluem Abelardo Luz, Araquari, Balneário Barra do Sul, entre outras. A iniciativa é coordenada pela Secretaria de Estado da Assistência Social, Mulher e Família, em parceria com o Ministério do Desenvolvimento e Assistência Social, Família e Combate à Fome, e integra a política pública de apoio à segurança alimentar e nutricional indígena em Santa Catarina.