Santa Catarina alcançou a marca histórica de 1 milhão de cirurgias realizadas, incluindo 650 mil procedimentos eletivos e 360 mil emergenciais, segundo informações do Governo do Estado. O marco foi celebrado com a cirurgia de Marco Antonio Silveira, de 47 anos, morador de Santo Amaro da Imperatriz, que aguardava pelo procedimento desde janeiro de 2021. Ele convivia com dores desde a infância devido a um acidente de bicicleta e finalmente recebeu a tão esperada ligação para a realização da cirurgia no Hospital Governador Celso Ramos.
O governador Jorginho Mello destacou que o investimento em saúde, que totaliza R$ 6,5 bilhões, foi fundamental para a redução do tempo de espera e a melhoria na qualidade de vida dos catarinenses. "Botamos dinheiro onde era prioridade e este é o resultado", afirmou Mello, ressaltando a importância das ações do Estado, como a criação da Tabela Catarinense e parcerias com instituições privadas.
De acordo com o Secretário de Estado da Saúde, Diogo Demarchi, o aumento na realização de cirurgias eletivas com internação foi de 92% em relação ao ano anterior. Entre janeiro e junho de 2023, foram realizados 83.471 procedimentos, comparados a 43.462 no mesmo período de 2022. O governo estadual continua a trabalhar para diminuir o tempo de espera para cirurgias, priorizando a saúde da população catarinense.