O primeiro-ministro da Espanha, Pedro Sánchez, destacou nesta terça-feira, 22, em Montevideo, a importância de finalizar o acordo entre a União Europeia (UE) e o Mercosul. Durante uma reunião com o presidente uruguaio Yamandú Orsi, Sánchez afirmou que o pacto é a melhor resposta ao atual cenário de incerteza internacional e uma forma de proteção contra o aumento de conflitos comerciais.
Sánchez enfatizou a necessidade extrema de concluir o acordo, que, segundo ele, representa a criação da maior zona de livre comércio do mundo. O primeiro-ministro ressaltou que a finalização do pacto enviaria uma mensagem de abertura em tempos de crescente egocentrismo e confrontos comerciais, como evidenciado pelas recentes tarifas impostas pelo governo dos EUA sobre produtos da UE.
O líder espanhol criticou as medidas protecionistas, afirmando que elas geram incerteza e prejudicam todas as partes envolvidas. Ele argumentou que, apesar da lentidão nas negociações ao longo das décadas, o atual contexto econômico e geopolítico exige uma união entre a UE e o Mercosul para criar um consenso que beneficie ambos os blocos, especialmente em um momento marcado por guerras comerciais injustas.