As tradicionais corridas de touros de San Fermín, realizadas em Pamplona, já deixaram um saldo de 27 feridos até esta quarta-feira (10). Dentre os feridos, duas pessoas estão em estado grave devido a chifradas. O evento, que começou no dia 7 de julho, atrai milhares de participantes, que enfrentam touros em alta velocidade pelas ruas da cidade.
No primeiro dia, seis pessoas foram hospitalizadas com ferimentos leves, enquanto no segundo dia um corredor sofreu uma chifrada na axila e outras cinco precisaram de atendimento médico. O terceiro dia registrou mais um ferido por chifrada, além de outros três com lesões diversas. No quarto dia, sete corredores foram atendidos, incluindo dois com traumatismo craniano.
Os serviços de emergência já contabilizaram 67 atendimentos em 24 horas, abrangendo não apenas os corredores, mas também participantes de outras atividades do festival. Para garantir a segurança, a cidade mobilizou um robusto esquema médico, com 16 ambulâncias e mais de 100 socorristas.
A prefeitura estima que o festival deste ano deve atrair cerca de 1 milhão de visitantes até o seu encerramento no dia 14 de julho. Apesar das críticas de grupos de proteção animal, até o momento, nenhum touro se feriu durante as corridas.