Entre janeiro e junho de 2025, o Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) de Santa Catarina registrou 96.715 ocorrências, com a atuação direta de profissionais das Unidades de Suporte Básico (USB) e Avançado (USA). Esses socorristas são treinados para lidar com situações críticas, como traumas e paradas cardiorrespiratórias, garantindo um atendimento rápido e eficaz à população.
Nesta sexta-feira, 11 de agosto, é celebrado o Dia Nacional do Socorrista, uma data que homenageia os profissionais que atuam na linha de frente do atendimento pré-hospitalar. Com mais de 190 profissionais nas USAs do Samu, a importância do trabalho realizado por esses socorristas é fundamental para a preservação de vidas, conforme destaca a diretora-geral do Samu/Fahece, Carla Birolo Ferreira.
As macrorregiões com maior número de ocorrências foram Grande Florianópolis, com 18,8% dos registros, seguida por Norte/Nordeste (18,1%) e Sul (16,2%). O tempo de resposta em situações de emergência é crucial, e a atuação dos socorristas pode ser determinante entre a vida e a morte. Christian Halley de Paula, condutor socorrista há 13 anos, ressalta a importância da empatia e do amor pela profissão, essenciais para o sucesso do atendimento.
O Samu destaca que o êxito das operações está ligado à sincronicidade entre os membros da equipe, onde cada socorrista desempenha um papel vital na comunicação e na execução dos atendimentos. A atuação humanizada e técnica desses profissionais é um pilar fundamental para a qualidade da assistência prestada à população catarinense.