O Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) de Goiânia completou 21 anos de atuação com um crescimento de 25% na capacidade de atendimento em 2025, em comparação com o ano anterior. De janeiro a junho deste ano, foram realizados mais de 25 mil atendimentos, frente aos quase 20 mil no mesmo período de 2024. A ampliação se deve à renovação da frota, à reestruturação das equipes e à adoção de protocolos que agilizam o retorno das ambulâncias, reduzindo o tempo de espera por novos chamados.
A Secretaria Municipal de Saúde (SMS) destacou a superação de desafios estruturais, como déficit de profissionais, escassez de materiais e veículos antigos. Com a contratação de novos servidores, hoje o Samu conta com 521 profissionais. Além disso, foram integradas 16 ambulâncias locadas, uma adquirida com apoio do Ministério da Saúde e criados protocolos para reduzir o tempo de retenção nas unidades de saúde, aumentando a eficiência do serviço.
Para garantir atendimento qualificado, o Núcleo de Educação Permanente foi reestruturado e passou a oferecer capacitações e workshops contínuos. O Samu atua 24 horas por dia, cobrindo 26 municípios goianos, com ambulâncias posicionadas em 11 pontos estratégicos da capital para agilizar o tempo de resposta. A população pode acionar o serviço gratuitamente pelo número 192, em situações graves como infarto, AVC, acidentes ou partos de risco.