O Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) de Campo Grande, Mato Grosso do Sul, voltou a operar normalmente neste domingo (27) após uma interrupção causada pelo furto de cabos de fibra óptica. A falha na linha foi identificada pela Secretaria Municipal de Saúde (Sesau), que informou que o crime ocorreu durante a madrugada.
Para garantir a continuidade do atendimento à população, a prefeitura divulgou um número provisório enquanto equipes da Agência Municipal de Tecnologia da Informação e Inovação (Agetec) trabalhavam para restabelecer o serviço. O Samu é essencial para a saúde pública, recebendo em média 650 chamadas diárias, o que totaliza cerca de 235 mil atendimentos anuais.
As chamadas para o número 192 são inicialmente atendidas por um técnico de plantão, que encaminha os casos aos médicos reguladores. Os principais atendimentos incluem mal-estar, paradas cardiorrespiratórias, desmaios, acidentes domésticos e alergias, com uma alta demanda também para casos de trauma, especialmente relacionados a acidentes de trânsito.