Neste domingo, 27, a Rússia iniciou uma nova rota aérea regular entre Moscou e Pyongyang, evidenciando o fortalecimento das relações entre os dois países. O primeiro voo, operado pela companhia aérea Nordwind, partiu do aeroporto Sheremetyevo, em Moscou, com mais de 400 passageiros a bordo. O Ministério dos Transportes da Rússia anunciou que a frequência será de um voo mensal, em resposta à demanda crescente.
O ministro das Relações Exteriores da Rússia, Serguei Lavrov, visitou recentemente o resort de praia Wonsan-Kalma, na Coreia do Norte, onde se reuniu com o líder Kim Jong-un. Durante a visita, Lavrov expressou a intenção de promover o turismo russo no novo complexo, que tem capacidade para quase 20 mil visitantes, parte da estratégia de Kim para revitalizar a economia do país por meio do turismo.
A Coreia do Norte, que vem gradualmente aliviando as restrições impostas pela pandemia, ainda não confirmou a reabertura total do turismo internacional. Em 2023, os voos entre Vladivostok e Pyongyang foram retomados após uma pausa prolongada, refletindo a crescente colaboração militar e econômica entre os dois países, incluindo o fornecimento de armas e tropas por Pyongyang para apoiar a Rússia em sua ação militar na Ucrânia.