O advogado da plataforma Rumble, Martin De Luca, afirmou que a conta do comentarista Rodrigo Constantino não incita violência e está inativa desde dezembro de 2023, com conteúdo focado em música e críticas políticas ao ministro Alexandre de Moraes e ao Supremo Tribunal Federal (STF). A declaração foi feita em entrevista à CNN Brasil na segunda-feira, 14 de outubro.
A manifestação do advogado ocorre após a Rumble e a Trump Media acionarem a Justiça dos Estados Unidos contra Moraes, em resposta à ordem emitida pelo ministro na última sexta-feira, 11, que exigia a suspensão do perfil de Constantino em até 48 horas. De Luca classificou a ordem como uma "movimentação defensiva" e uma "provação", sugerindo que é uma reação de Moraes às medidas comerciais anunciadas pelo presidente americano Donald Trump.
De acordo com De Luca, a ordem de Moraes chamou atenção por ocorrer logo após uma carta de Trump, que criticou os pedidos de remoção de conteúdo do STF como "ordens de censura SECRETAS e ILEGAIS". Ele ressaltou que, atualmente, a Rumble está bloqueada no Brasil por determinação do próprio Moraes, o que levanta questões sobre a legalidade dos métodos utilizados pelo ministro para solicitar a suspensão de contas e conteúdos da plataforma.
Desde fevereiro, a Trump Media e a Rumble movem uma ação contra Moraes, alegando violação da soberania americana. O Judiciário dos EUA agora deve decidir sobre a legalidade das ações do ministro em relação à plataforma.