As Ruínas do Abarebebê, um dos mais antigos sítios arqueológicos do Brasil, reabriram para visitação em Peruíbe, São Paulo, durante o mês de julho. O local, tombado pelo CONDEPHAAT, oferece visitas guiadas aos finais de semana, com ingressos a partir de R$ 2,50. As visitas ocorrem nos dias 18, 19, 20, 25, 26 e 27 de julho, das 9h às 17h, podendo ser suspensas em caso de mau tempo.
De acordo com a administração municipal, o sítio arqueológico permanece fechado fora das temporadas de férias, reabrindo apenas em julho e dezembro devido à baixa procura. As ruínas estão localizadas na Rua do Mosteiro, s/n, no Bairro Ruínas, com acesso pela Avenida Padre Anchieta. Para grupos de quatro ou mais pessoas, a prefeitura recomenda agendamento prévio pelo e-mail peruibe.departamentodeturismo@gmail.com ou pelo telefone (13) 3455-9426.
A Igreja do Abarebebê, erguida na segunda metade do século XVI, é considerada uma das primeiras construções religiosas do Brasil e um marco da fundação da cidade. O local abrigou o único aldeamento indígena do litoral paulista, o Aldeamento de São João Batista, que funcionou até 1804 sob a orientação de missionários jesuítas. O nome "Abarebebê", que significa "padre voador" em tupi, faz referência ao padre Leonardo Nunes, que atuou na região.
Reconhecido como o primeiro museu a céu aberto da região, o sítio também abriga a Sala Leonardo Nunes, dedicada a exposições temporárias. O patrimônio é registrado no Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (IPHAN) e no CONDEPHAAT desde 1984.