O ex-jogador de futebol Ronaldo Fenômeno fez uma declaração inusitada durante a transmissão da final da Copa do Mundo de Clubes da FIFA, realizada no Metlife Stadium, em Nova Jersey, neste domingo (13 de julho de 2025). Em tom de brincadeira, Ronaldo afirmou que iria se encontrar com o presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, para discutir a tarifa de 50% imposta sobre produtos brasileiros exportados aos EUA.
A declaração ocorreu enquanto Ronaldo se despedia dos comentaristas antes do jogo entre Chelsea e PSG. "Vou ter um encontro com o Trump na VVIP (Very Very Important Person) e resolver o negócio da taxa do Brasil", disse ele ao vivo na CazéTV. A tarifa foi anunciada por Trump na última quarta-feira (9 de julho) e é parte de uma disputa comercial que envolve questões políticas relacionadas ao ex-presidente brasileiro Jair Bolsonaro.
Trump justificou a imposição da tarifa alegando que o governo brasileiro estaria "perseguindo" Bolsonaro, que enfrenta processos no Supremo Tribunal Federal (STF) por tentativa de golpe de Estado. Em resposta, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva declarou que o Brasil não aceitará ingerências externas e que adotará a Lei da Reciprocidade Econômica para contrabalançar a medida. A situação gerou reações internacionais, incluindo críticas da China, que defendeu a não interferência em assuntos internos do Brasil, conforme os princípios da ONU.