No primeiro semestre de 2023, Ribeirão Preto, SP, registrou 51 mortes em acidentes de trânsito, conforme dados do Infosiga, plataforma gerida pelo Departamento Estadual de Trânsito de São Paulo (Detran-SP). O número é equivalente ao mesmo período do ano anterior, resultando em uma média de uma morte por semana na cidade.
Entre as vítimas, os motociclistas foram os mais afetados, com 28 mortes, representando 55% do total. Em seguida, os ciclistas contabilizaram nove óbitos (17%), enquanto pedestres e motoristas somaram sete mortes cada, correspondendo a quase 14% das fatalidades.
O instrutor de trânsito Silas Sena, em entrevista à EPTV, afiliada da TV Globo, destacou que os acidentes refletem a falta de respeito às regras de trânsito entre os condutores. Ele enfatizou que, além de habilidades ao volante, é essencial respeitar a vida no trânsito.
Em Franca, cidade vizinha, foram registradas seis mortes em junho de 2023, em comparação a quatro no mesmo mês do ano anterior. No primeiro semestre, a cidade teve 14 vítimas de acidentes, com 50% sendo motoristas de veículos, 33% motociclistas e 17% pedestres.