O Instituto Data Favela divulgou nesta sexta-feira (18) uma pesquisa revelando que as favelas brasileiras geram uma renda total de R$ 300 bilhões por ano, superando a renda de 22 estados do Brasil e de países sul-americanos como Bolívia e Paraguai. O levantamento, realizado entre os dias 3 e 6 de outubro, entrevistou 16,5 mil moradores de favelas em todo o país.
A pesquisa indica que aproximadamente 17 milhões de brasileiros residem em favelas, e 90% dos entrevistados demonstraram otimismo em relação ao futuro, acreditando que suas condições de vida devem melhorar no próximo ano. O Brasil possui cerca de 12,3 mil favelas, que abrigam 6,6 milhões de residências, representando 8% do total de moradias no país.
Os dados também revelam hábitos de consumo significativos entre os moradores. Cerca de 55% dos entrevistados compraram produtos de beleza, enquanto 41% adquiriram vestuário. Nos próximos seis meses, 70% da população das favelas planeja aumentar suas compras de roupas, com destaque para as regiões Norte e Nordeste, onde 77% e 73% dos moradores, respectivamente, manifestaram interesse em adquirir vestuário e calçados. Além disso, 60% pretendem comprar perfumes e 51% itens de beleza, evidenciando a preocupação com a aparência pessoal entre os moradores das favelas.