O Fortaleza anunciou, nesta quinta-feira (26), a contratação do técnico português Renato Paiva, que assume a equipe após a dispensa do argentino Juan Vojvoda. Paiva, que estava à frente do Botafogo no Mundial de Clubes, assinou contrato até dezembro de 2026 e já comandou seu primeiro treino. A decisão pela sua contratação foi elogiada pela direção do clube, que destacou seu conhecimento do futebol brasileiro e sua experiência em competições nacionais.
Marcelo Paz, CEO do Fortaleza, ressaltou que a escolha de Paiva se baseou em sua formação e metodologia de trabalho, além de sua familiaridade com a Série A e a logística do futebol nordestino. "Queríamos um profissional que já conhecesse a Série A, adversários, arbitragem e forma de disputa", afirmou Paz, enfatizando a importância da experiência do novo treinador no Bahia e no Botafogo.
Renato Paiva chega ao Fortaleza em um momento desafiador, com a equipe ocupando a penúltima colocação no Campeonato Brasileiro, somando apenas 10 pontos. No entanto, a direção acredita no potencial de reação do time. A estreia do novo treinador está marcada para o próximo sábado (28), quando o Fortaleza enfrentará o Bahia no Estádio Castelão.
Ao lado de Paiva, chegam os auxiliares Ricardo Dionísio e Miguel Santos, além do treinador de goleiros Rui Tavares. O diretor de Futebol, Sérgio Papellin, expressou otimismo em relação ao novo comandante, afirmando que "um técnico em que o jogador tem respeito, pelo nome e grandeza, pode trazer resultados positivos ao clube".