Um fragmento de osso de São Sebastião, mártir e padroeiro de Caraguatatuba, foi trazido da Basílica de São Sebastião, em Roma, e será exposto na diocese local. A chegada da relíquia de primeiro grau foi celebrada com uma missa no último domingo, 13 de agosto, em homenagem aos 1.721 anos do martírio do santo.
Durante a celebração, os fiéis participaram de uma carreata que começou na divisa entre Caraguatatuba e São Sebastião, seguindo até a Igreja Matriz. A missa foi presidida por dom José Carlos Chacorowski, bispo diocesano de Caraguatatuba, que ressaltou a importância da relíquia para a comunidade.
São Sebastião é conhecido como padroeiro da agricultura, pecuária e protetor contra epidemias, pestes, guerras e tempestades. Além de Caraguatatuba, ele é venerado em diversas cidades brasileiras, incluindo Ribeirão Preto e o Rio de Janeiro. O santo, natural de Milão, foi condenado à morte pelo imperador Diocleciano após ser descoberto como cristão, mesmo tendo sido inicialmente estimado por suas qualidades.