O primeiro-ministro do Reino Unido, Keir Starmer, e o chanceler da Alemanha, Friedrich Merz, assinaram um tratado histórico nesta quinta-feira, abordando questões de defesa e migração. O acordo, que visa aumentar o investimento e fortalecer a cooperação policial, foca no combate ao tráfico de pessoas através do Canal da Mancha.
Merz destacou a importância de uma colaboração mais estreita entre os dois países, especialmente após a saída do Reino Unido da União Europeia. O tratado se baseia em um pacto de defesa anterior, firmado no ano passado, que reforça a cooperação contra a ameaça russa e estabelece um diálogo contínuo sobre questões nucleares, apesar da Alemanha não possuir armas nucleares.
O acordo inclui uma cláusula de assistência mútua em caso de ataque armado, embora a aplicação prática dessa disposição ainda seja incerta, dado que ambos os países são membros da Organização do Tratado do Atlântico Norte (Otan). O tratado também segue os acordos recentes entre França e Reino Unido, que prometeram coordenar suas capacidades nucleares.
Além disso, durante a visita, os líderes anunciaram a abertura de uma fábrica da startup de defesa alemã Stark na Inglaterra, que produzirá drones para a Ucrânia. Eles também concordaram em desenvolver conjuntamente veículos blindados, jatos Typhoon e um míssil de ataque de precisão profunda ao longo da próxima década.