Goiânia – Um gavião-de-rabo-branco foi filmado pela primeira vez em Goiás, no dia 20 de novembro de 2024, por câmeras do projeto Bandeiras no Corredor, que monitora a fauna silvestre nos Parques Estaduais da Serra de Caldas e da Mata Atlântica. O registro, que mostra o animal tomando banho de sol, foi encontrado durante a revisão das câmeras em fevereiro e maio de 2025. Coordenado pela Universidade Federal de Goiás (UFG) em parceria com a Aliança da Terra e a Secretaria de Estado de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável, o projeto é pioneiro no monitoramento da fauna da região, que abrange os biomas Cerrado e Mata Atlântica.
A bióloga e coordenadora do projeto, doutora Alessandra Bertassoni, destacou que, apesar de o gavião ser relativamente comum na região, sua filmagem é rara devido à dificuldade em capturá-lo nas armadilhas fotográficas. As imagens obtidas contribuirão para pesquisas científicas, aumentando o conhecimento sobre as espécies e seus comportamentos, além de avaliar os impactos ambientais a que estão expostas.
Além do gavião, o projeto registrou outras espécies, como jaguatiricas e onças-pardas, em interações que sugerem dinâmicas sociais entre os animais. Também foram capturadas imagens de tamanduás-bandeira e cachorros-do-mato, evidenciando comportamentos típicos da fauna local. O projeto Bandeiras no Corredor visa monitorar a fauna em áreas de conservação no sudeste de Goiás, focando na dinâmica populacional e na relação com eventos de fogo.