Os candidatos ao Exame Nacional para Certificação de Competências de Jovens e Adultos (Encceja Exterior) 2025 que tiveram suas solicitações de atendimento especializado reprovadas têm até esta sexta-feira (11) para interpor recursos. O processo deve ser realizado exclusivamente na Página do Participante do sistema do exame, onde é necessário anexar documentação que comprove a necessidade do atendimento, como laudos médicos para pessoas com deficiência, lactantes ou idosos.
O resultado dos recursos será divulgado em 16 de julho. Caso o novo documento seja aceito, os participantes terão direito a um tempo adicional de 60 minutos em cada turno de aplicação do exame. O Encceja Exterior é destinado a jovens e adultos que não concluíram seus estudos na idade apropriada, com idade mínima de 15 anos para o ensino fundamental e 18 anos para o ensino médio.
As provas do Encceja Exterior 2025 ocorrerão em diversas cidades ao redor do mundo, incluindo Frankfurt, Bruxelas, Barcelona, Nova York e Paris, no dia 28 de setembro. Já as provas para participantes em Penas Privativas de Liberdade (Encceja Exterior PPL) serão realizadas entre 29 de setembro e 3 de outubro em unidades prisionais no Japão e na Espanha. A divulgação dos resultados para ambas as modalidades está prevista para 15 de dezembro.
O exame, realizado pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) desde 2002, avalia as competências e habilidades adquiridas pelos participantes, servindo como referência para a certificação em nível de conclusão do ensino fundamental e médio, além de ser um parâmetro para a avaliação de jovens e adultos no Brasil.