Cerca de 7,2 milhões de contribuintes que entregaram a Declaração do Imposto de Renda Pessoa Física (IRPF) de 2025 dentro do prazo receberão suas restituições a partir desta quinta-feira (31). A Receita Federal anunciou a liberação do terceiro lote de restituições deste ano, que se destaca como o maior da história em número de beneficiários e o segundo em valor total, abrangendo também restituições residuais de anos anteriores.
No total, 7.219.048 contribuintes receberão R$ 10 bilhões, com prioridade para aqueles que utilizaram a declaração pré-preenchida e optaram pelo recebimento via Pix. A distribuição das restituições inclui 6.316.894 contribuintes que se enquadram nessas condições, além de 755.978 sem prioridade, 83.575 com idade entre 60 e 79 anos, 35.315 do magistério, 15.988 acima de 80 anos e 11.298 com deficiência física ou mental ou doença grave.
Os contribuintes podem consultar a situação de suas restituições no site da Receita Federal ou pelo aplicativo disponível para dispositivos móveis. O pagamento será realizado na conta ou chave Pix informada na declaração. Caso o contribuinte não esteja na lista, ele deve acessar o Centro Virtual de Atendimento ao Contribuinte (e-CAC) para verificar pendências e, se necessário, enviar uma declaração retificadora.
Se a restituição não for depositada devido a conta inativa, os valores ficarão disponíveis para resgate por até um ano no Banco do Brasil. O cidadão poderá agendar o crédito em qualquer conta bancária em seu nome através do Portal BB ou pela Central de Relacionamento do banco. Após um ano, o contribuinte deverá solicitar o valor não resgatado no Portal e-CAC.