A partir das 10h desta quinta-feira (24), a Receita Federal disponibiliza a consulta ao terceiro lote de restituição do Imposto de Renda Pessoa Física de 2025, que abrange 7.219.048 contribuintes. Este lote, o maior da história em número de beneficiários e o segundo em valor, totaliza R$ 10 bilhões, incluindo restituições residuais de anos anteriores.
Dentre os contribuintes contemplados, 6.316.894 utilizaram a declaração pré-preenchida e/ou optaram por receber a restituição via Pix, garantindo prioridade no reembolso. Também estão incluídos 755.978 contribuintes sem prioridade, além de grupos específicos, como pessoas com 60 a 79 anos, professores e aqueles com deficiência.
Os contribuintes podem consultar a situação da restituição no site da Receita Federal, acessando a seção “Meu Imposto de Renda” e clicando em “Consultar a Restituição”. O pagamento será realizado em 31 de julho, na conta ou chave Pix informada na declaração. Caso o contribuinte não esteja na lista, ele deve verificar pendências no Centro Virtual de Atendimento ao Contribuinte (e-CAC) e, se necessário, enviar uma declaração retificadora.
Se a restituição não for depositada devido a problemas com a conta informada, os valores poderão ser resgatados por até um ano no Banco do Brasil. O contribuinte pode agendar o crédito em qualquer conta bancária em seu nome. Após um ano, o valor não resgatado deve ser solicitado pelo Portal e-CAC.