A Receita Federal deve disponibilizar a consulta ao 3º lote de restituição do Imposto de Renda nesta quinta-feira, 24 de julho. A liberação das informações antecede os pagamentos, que começam em 31 de julho. No último lote, realizado em 30 de junho, mais de 6,5 milhões de contribuintes receberam um total de R$ 11 bilhões, incluindo restituições de exercícios anteriores.
Os pagamentos são priorizados para contribuintes em situações específicas, como idosos acima de 80 anos, pessoas com deficiência, e aqueles que utilizam a declaração pré-preenchida e optam pelo recebimento via PIX. A Receita Federal informa que os pagamentos serão feitos em cinco lotes, com o prazo de entrega das declarações iniciado em 17 de março.
Para consultar a restituição, os contribuintes devem acessar a página da Receita Federal e clicar em "Meu Imposto de Renda". A Receita também disponibiliza um aplicativo para smartphones que permite verificar a situação da restituição e do CPF. Em caso de erro nos dados bancários, o contribuinte pode reagendar o crédito por meio do Banco do Brasil, com suporte disponível por telefone.
Além disso, ao consultar a restituição, os contribuintes podem verificar se há pendências que os coloquem na malha fina, o que pode impedir o pagamento. A Receita Federal orienta que, caso haja necessidade de correção, o contribuinte pode retificar sua declaração pelo e-CAC.