O governador do Paraná, Ratinho Jr. (PSD), expressou, neste sábado (26 de julho de 2025), a insatisfação da população com a administração do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT). Durante um painel no evento Expert XP, em São Paulo, Ratinho Jr. afirmou que o governo federal "muitas vezes se vitimiza demais". Ele estava acompanhado pelos governadores Tarcísio de Freitas (Republicanos), de São Paulo, e Ronaldo Caiado (União Brasil), ambos opositores ao governo Lula.
Ratinho Jr. destacou, entre seus aliados, que o Brasil conta com a "melhor safra de governadores dos últimos 30 anos". O governador paranaense é considerado um forte candidato da direita para as eleições presidenciais de 2026, especialmente com a inelegibilidade do ex-presidente Jair Bolsonaro (PL).
Uma pesquisa realizada pela Paraná Pesquisas revelou que Ratinho Jr. está tecnicamente empatado com Bolsonaro, com 33,6% das intenções de voto, enquanto o ex-presidente registra 34,4%. Em um cenário com Lula, Ratinho Jr. lidera com 49% contra 15,5% do petista. A pesquisa, que ouviu 1.540 eleitores em 62 municípios do Paraná entre 3 e 6 de julho de 2025, apresenta uma margem de erro de 2,5 pontos percentuais e um grau de confiança de 95%.