Quinze policiais militares do Espírito Santo foram afastados de suas funções nesta quarta-feira (30) devido a suspeitas de envolvimento com facções criminosas e tráfico de drogas. O afastamento ocorreu durante operações simultâneas realizadas pelo Ministério Público do Estado do Espírito Santo (MPES) em várias cidades da Grande Vitória, incluindo Vitória, Vila Velha, Serra e Cariacica.
As investigações, que tiveram início em 2025, revelaram que os policiais estariam recebendo propina para oferecer proteção a membros de organizações criminosas e facilitar a comercialização de drogas que deveriam ter sido apreendidas. Além dos 15 policiais, 22 pessoas estão sendo investigadas, incluindo sete civis, e foram cumpridos 6 mandados de prisão preventiva e 31 mandados de busca e apreensão.
O MPES, em parceria com a Corregedoria da Polícia Militar e o Núcleo de Inteligência da Assessoria Militar, coordenou as operações com a participação de 10 promotores de justiça e cerca de 120 policiais. As medidas cautelares visam interromper o esquema criminoso e garantir a preservação de provas, além de possibilitar a responsabilização penal e patrimonial dos envolvidos. Os nomes dos policiais afastados não foram divulgados, pois o processo corre em segredo de justiça.