O Quilombo da Tapera, situado no Vale da Boa Esperança em Petrópolis, RJ, promove neste domingo (27) seu primeiro evento cultural aberto ao público, com entrada gratuita. A atividade visa dar visibilidade à história e tradições da comunidade quilombola, composta por 27 famílias descendentes de escravizados. O evento ocorrerá das 11h às 16h e incluirá a inauguração de uma exposição permanente, a exibição de um minidocumentário, rodas de conversa, oficinas de gastronomia afro-brasileira e apresentações de jongo e capoeira.
Além de celebrar a cultura local, o evento homenageia o Dia da Mulher Quilombola, conforme destaca Alessandra André Barbosa, integrante do coletivo quilombola. "Esse dia é mais que merecido e não podemos deixar de comemorar mais uma vitória", afirma. A iniciativa busca fortalecer a luta e a memória da comunidade, que enfrenta desafios relacionados à autonomia econômica.
Reconhecido oficialmente pela Fundação Cultural Palmares desde 2011, o Quilombo da Tapera possui mais de 150 anos de história. As atividades do evento são parte de três projetos culturais aprovados pela Prefeitura de Petrópolis, que visam promover a cultura quilombola e a autossustentabilidade da comunidade. Denise André Barbosa Casciano, diretora de cultura da associação, enfatiza a importância do evento para a valorização da cultura e história local.
O evento é uma realização coletiva da Associação dos Remanescentes do Quilombo da Tapera, MC Ganem, Acervo Plural, Espiral Valente e MomaZé, com apoio da Prefeitura de Petrópolis. O Quilombo da Tapera está localizado na Estrada Ministro Salgado Filho, Itaipava, e a entrada é gratuita.