O boletim InfoGripe, divulgado nesta quinta-feira (10) pela Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz), revela que os casos de Síndrome Respiratória Aguda Grave (SRAG) estão em queda na maior parte do Brasil, indicando uma possível reversão na tendência da doença. A análise abrange dados da Semana Epidemiológica 27, que vai de 29 de junho a 5 de julho, e destaca a interrupção do crescimento ou a diminuição das hospitalizações por Vírus Sincicial Respiratório (VSR) em crianças e por influenza A em idosos.
Apesar da queda geral, a pesquisadora Tatiana Portella alerta que ainda há locais com aumento pontual de casos, especialmente entre crianças e idosos. Embora a maioria dos estados apresente estabilidade nos casos de SRAG por Covid-19, o estado do Rio de Janeiro registrou um leve aumento. Portella enfatiza a importância de manter as medidas preventivas, como a vacinação contra a gripe e a Covid-19, além de cuidados com a etiqueta respiratória.
Os dados mostram que, apesar da tendência de queda, os casos de SRAG entre crianças, relacionados ao VSR, permanecem elevados em várias regiões, exceto no Tocantins e no Distrito Federal. Entre os idosos, a incidência de SRAG associada à influenza A continua alta em estados do Centro-Sul e em algumas regiões do Norte e Nordeste, como Amapá, Rondônia, Alagoas e Sergipe. O InfoGripe, parte do Sistema Único de Saúde (SUS), monitora esses casos para auxiliar na identificação de áreas que necessitam de intervenções de saúde pública.